Formação:
Áreas de atuação e pesquisa:
- Ensino de história; História do Brasil republicano; História Social do trabalho
Projeto de pesquisa em curso:
-
Título: Intelectuais mediadores, práticas culturais e divulgação do conhecimento histórico no Brasil
Este projeto tem como objetivo de fundo investigar o processo de constituição do campo de estudos de História do Brasil, recortando o período que vai da última década do século XIX até a primeira metade do século XX, considerado estratégico, tanto para a constituição de uma história “erudita” (científica ou savante), como para a conformação de uma história “ensinável”, ou seja, acessível e disponível a um grande público leitor, infantil ou adulto. Nele desejo estabelecer as conexões entre as características que se iam traçando para essa História “moderna” e as concepções e práticas para seu ensino, trabalhando com as trajetórias de dois intelectuais: Viriato Corrêa e Paulo Setúbal. Esses intelectuais foram escolhidos por serem paradigmáticos em suas ações como mediadores culturais voltados para o ensino de história. Durante décadas testaram mídias as mais variadas, como artigos de jornal e revistas, peças de teatro, romances e crônicas históricas, programas de rádio, além de livros escolares. Outra linha seguida no projeto foi a que visou estabelecer aproximações entre as experiências de mediação cultural e circulação e usos da história, no Brasil e em Portugal. Nesse caso, uma intelectual republicana portuguesa (Ana de Castro Osório) é especialmente interessante, por sua atividade como editora, tradutora e autora de literatura infantil, sobretudo pelo fato de ter vários livros adotados no Brasil entre as décadas de 1900 a 1920. Dessa forma, a categoria de mediador cultural e as práticas de mediação político-culturais são uma preocupação teórica central do projeto, que pretende investir em sua melhor qualificação, trabalhando em interlocução com outros pesquisadores de história dos intelectuais, de história da educação e de história das ciências.
Principais publicações:
Livros:
Capítulos de livros:
- GOMES, Angela de Castro. “A grande aliança de Ana de Castro Osório: um projeto político-pedagógico luso-brasileiro”. In: MAGALHÃES, Marcelo; ROCHA, Helenice; RIBEIRO, Jayme F.; CIAMBARELA, Alessandra (orgs). Ensino de História: usos do passado, memória e mídia. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2014, p. 79-112.
- GOMES, Angela de Castro. “O contexto historiográfico de criação do Museu Histórico Nacional: cientificidade e patriotismo na narrativa da história nacional”. In: MAGALHÃES, Aline Montenegro; BEZERRA, Rafael Zamorano (orgs) 90 anos do Museu Histórico Nacional em debate (1922- 2012). Rio de Janeiro: MHN, 2014, p. 14-30.
- GOMES, Angela de Castro. “A apropriação de O século do corporativismo, de Michael Manoilesco, no Brasil de Vargas (1930/40)". In: Sujeitos na história: perspectivas e abordagens. Niterói: Ed. UFF, Ebook, 2014.
Artigos de periódicos científicos:
- GOMES, Angela de Castro. “Associação Brasileira de História Oral 20 anos depois: o que somos? O que queremos ser?”, Revista de História Oral, ABHO, vol. 17, n. 1, jan-jun. 2014, p. 163-192.
- GOMES, Angela de Castro. “Educação, ciência e edição: consagração intelectual, dos periódicos às coleções”. Revista Brasileira de História da Ciência, Sociedade Brasileira de História da Ciência (SBHC), Rio de Janeiro, vol. 7, n. 1, jan-jun. 2014, p. 6-15.
- GOMES, Angela de Castro. “O Estado Novo e o debate sobre o populismo no Brasil”. Sinais Sociais, Revista do SESC, Rio de Janeiro, v. 9, n. 25, maio-agosto 2014, p. 9-38.
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