Você está aqui: Página Inicial / ulhoatextos

Profª Drª Martha Tupinambá de Ulhôa

Profª Drª Martha Tupinambá de Ulhôa
  

Lattes

Grupo de pesquisa

Endereço Eletrônico 
Projeto Atual

Publicações (como citar artigos)

ULHÔA, M. T. Novos ritmos e nomes: Marisa Monte, Carlinhos Brown, Manguebeat, Rap. Revista Textos do Brasil - número 11, Ministério das Relações Exteriores. (s.d.) Também disponível em: http://www.dc.mre.gov.br/brasil/textos/120a129%20Po.pdf

ULHÔA, M. T. Perdão Emilia! Transmissão oral e aural na canção popular. In: Matos, Cláudia; Travassos, Elizabeth; Medeiros, Fernanda. (Org.). Palavra cantada: ensaios sobre poesia, música e voz. Rio de Janeiro: 7Letras, 2008, p. 249-267.

ULHÔA, M. T. . Inventando Moda - a construção da música brasileira. ICTUS (PPGMUS/UFBA), v. 8, p. 1-14, 2007.

ULHÔA, M. T. A pesquisa e análise da música popular gravada. In: VII Congresso da IASPM-AL, Casa de las Américas – Havana, Cuba, Junho de 2006, Actas...  Também disponível em:  http://www.hist.puc.cl/historia/iaspm/lahabana/articulosPDF/MarthaUlloaMPgravada.pdf

ULHÔA, M. T. Métrica Derramada: tempo rubato ou gestualidade na canção brasileira popular. In: VII Congresso da IASPM-AL, Casa de las Américas – Havana, Cuba, Junho de 2006, Actas...  Também disponível em: http://www.hist.puc.cl/historia/iaspm/lahabana/articulosPDF/MarthaUlloaMetrica.pdf

ULHÔA, M. T. Transmissão oral e escrita: uma reflexão. In: II Encontro Nacional da ABET, 2004, Salvador, Ba. Etnomusicologia: lugares e caminhos, fronteiras e diálogos, 2004. CD-ROM.

ULHÔA, M. T. Isto é bom! ou Yayá, você quer morrer? - a tradição oral e a tradição escrita no lundu. In: Anais do XIV Congresso da ANPPOM. Porto Alegre: ANPPOM, 2003. CD-ROM

ULHÔA, M. T. B Rockin Liverpool -- significado e competência musical. Revista Em Pauta, Porto Alegre, v. 14, n. 23, p. 49-54, 2003.

ULHÔA, M. T.  Categorias de avaliação estética da MPB - lidando com a recepção da música brasileira popular. In: IV Congreso Latinoamericano de la Associación Internacional para el Estudio de la Música Popular, 2002, Ciudad de México. Actas …  p. 1-18. http://www.hist.puc.cl/historia/iaspm/mexico/articulos/Ulhoa.pdf

ULHÔA, M. T.; ARAGÃO, P.; TROTTA, F. Música Híbrida - Matrizes Culturais e a Interpretação da Música Brasileira. In: XIII Encontro Nacional da ANPPOM, 2001, Belo Horizonte. Anais do XIII Encontro da ANPPOM. Belo Horizonte: ANPPOM, 2001. v. II. p. 348-354.

ULHÔA, M. T. Pertinência e música popular - Em busca de categorias para análise da música brasileira popular. In: III CONGRESO LATINOAMERICANO IASPM, 2001, ACTAS DEL III CONGRESO LATINOAMERICANO IASPM. Bogotá, Colombia. 2000. Disponible también en:  http://www.hist.puc.cl/historia/iaspm/pdf/Ulloa.pdf

ULHÔA, M. T.  Música Sertaneja e Globalização. In: Rodrigo Torres (Ed). (Org.). Música Popular en América Latina. Santiago, Chile: Fondart; Rama Latinoamericana IASPM, 1999, v. , p. 47-60.

ULHÔA, M. T. A análise da música brasileira popular. Cadernos do Colóquio, Rio de Janeiro, p. 61-68, 1999. 

ULHÔA, M. T. Philip Tagg Entrevistado por Martha Ulhôa. Debates, Rio de Janeiro, p. 81-97, 1999.

ULHÔA, M. T. Nova História, Velhos Sons: Notas Para Ouvir e Pensar A Música Brasileira Popular. Debates, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 78-101, 1997. 

ULHÔA, M. T. O Perfil de Um Curso de Doutorado Em Música: Musicologia. Em Pauta, Porto Alegre, v. VII, n. 11, p. 33-51, 1995.

ULHÔA, M. T. . Estilo e Emoção Na Canção-Notas Para Uma Estética da Música Brasileira Popular. Cadernos de Estudo - Análise Musical, São Paulo; Belo Horizonte, v. 8/9, p. 30-41, 1995.


Orientações

Atuais e concluidas - clique aqui