código do Google analytics ‘Chegança’ encerra semana de encontros da nova gestão com a comunidade da UNIRIO — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoria Comunicação Institucional

Central de Conteúdos

icone de uma filmadora com auto falanteAudiovisual

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

icone repositorio: ilustração de fundo azul com conteúdo textual na cor brancaRepositório Hórus

Você está aqui: Página Inicial / ‘Chegança’ encerra semana de encontros da nova gestão com a comunidade da UNIRIO

‘Chegança’ encerra semana de encontros da nova gestão com a comunidade da UNIRIO

por Comunicação publicado 04/09/2023 16h24, última modificação 14/09/2023 14h48
Evento aconteceu na tarde e noite de sexta-feira (1º), com “posse popular” do reitor e da vice-reitora

Na presença de estudantes, professores, técnicos e convidados externos, incluindo lideranças de movimentos sociais e parlamentares, aconteceu na tarde e noite de sexta-feira (1º) a Chegança da nova Reitoria, encerrando a semana de encontros da gestão com a comunidade da UNIRIO.

Foto: Guilherme Moraes - Faferj

O evento, realizado na Tenda do Centro de Letras e Artes (CLA), na Urca, foi inspirado no espetáculo cortejo “Chegança do Almirante Negro na Pequena África”, da Grande Companhia Brasileira de Mystérios e Novidades, baseado na história da Revolta da Chibata e de seu líder, João Cândido.

Posse popular

O primeiro ato da Chegança foi a “posse popular” do reitor José da Costa Filho e da vice-reitora Bruna Nascimento, ocorrida duas semanas após a transmissão oficial dos cargos na Universidade. Dessa vez, foram os estudantes que deram posse aos gestores, representados por integrantes de movimentos e coletivos estudantis da Universidade. Junto a eles, também estavam representantes do segmento técnico-administrativo.

O ato buscou relembrar a reforma universitária de Córdoba, uma marca histórica para as universidades latino-americanas com a adoção de um regime de gestão democrática e com forte participação estudantil.

Os estudantes apresentaram a Da Costa e Bruna suas expectativas para a gestão, relacionadas principalmente à permanência dos alunos e à maior inclusão na Universidade de grupos sociais historicamente excluídos. Eles manifestaram apoio aos novos gestores e sinalizaram que haverá cobrança por ações voltadas ao segmento estudantil.

“Precisamos ser protagonistas na Universidade, para que possamos exercer nossa função social”, destacou o coordenador-geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Matheus Travassos, antes de liderar a fala dando posse à nova Reitoria. O reitor Da Costa agradeceu e reiterou a disposição para escuta e diálogo não apenas com o segmento discente, mas também com os técnicos e com os docentes.

Muito emocionada, a vice-reitora Bruna também agradeceu o apoio dos estudantes. “Saber que vocês estarão ao nosso lado nessa caminhada me dá a certeza de que podemos fazer uma universidade mais participativa, mais viva, mais popular e mais democrática”, afirmou.

Universidade do povo

Em seguida, o reitor e a vice-reitora receberam lideranças de movimentos sociais e entregaram a carta compromisso da Universidade com o povo. Estiveram representados o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), o Movimento dos Pequenos Agricultores, a Federação das Associações de Favelas do Rio de Janeiro (Faferj), a União Plurinacional dos Estudantes Indígenas e Quilombolas (Upei) e o Observatório de Favelas, além da associação dos docentes da Universidade (Adunirio).

“Eu, Da Costa, reitor da UNIRIO, minha vice-reitora Bruna Nascimento, e toda nossa equipe de gestão manifestamos, por escrito, nosso compromisso central com os movimentos sociais e as causas populares. Em nosso projeto, a educação e a pesquisa são do povo, com o povo e para o povo. Tenham a UNIRIO como aliada na reconstrução democrática”, leu o reitor.

Com falas coesas em defesa de políticas de inclusão e de assistência aos estudantes, em especial os cotistas, os representantes dos movimentos sociais destacaram que a posse popular é um sinal de que a gestão estará realmente comprometida com essas questões. Destacaram ainda que, após um período em que foram impedidos de estar nas universidades, agora é o momento de ampliar parcerias e ações conjuntas.

Entre outros convidados, o evento teve a participação do decano do CLA, Zeca Ligiéro; dos professores Manoel Friques, da Escola de Letras, e Celso Sanchez, da Escola de Educação; da aluna Maria Carolina, do curso de Biblioteconomia; da deputada estadual Marina do MST e da secretária municipal de Meio Ambiente e Clima do Rio de Janeiro, Tainá de Paula.

A Chegança da nova Reitoria terminou com a apresentação da banda Jururu, que fez um tributo à cantora Rita Lee.

Estudantes e técnicos dão posse a Da Costa e Bruna

Estudantes e técnicos dão posse a Da Costa e Bruna (Foto: Guilherme Moraes, da Faferj)

Reitor e vice-reitora com representantes de movimentos sociais

Reitor e vice-reitora com representantes de movimentos sociais (Foto: Comso)

Confira também o vídeo produzido pelo Núcleo de Imagem e Som (NIS), com o registro da posse solene e da posse popular da nova gestão


e-mec - consulte aqui o cadastro da instituição nos sitemas emec Capes CNPQ marca rede unirio marca seiunirio