Chegada da nova Reitoria da UNIRIO ao Instituto Biomédico foi marcada pelo compromisso com a ciência e a tecnologia
Estiveram presentes na Chegada da Nova Reitoria da UNIRIO ao Instituto Biomédico (IB) o reitor, José da Costa Filho, a vice-reitora, Bruna Nascimento, os pró-reitores Cleonice Alves de Melo Bento (Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação), Márcio Mendes (Administração), Sidney Lucena (Planejamento), Gustavo Naves (Assuntos Estudantis) e Vicente Aguilar Nepomuceno de Oliveira (Extensão e Cultura), além da comunidade do IB e de autoridades do estado e do município do Rio de Janeiro.
O reitor destacou, logo no início, a presença da deputada estadual Elika Takimoto, presidenta da Comissão de Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), e da secretária municipal de Ciência e Tecnologia, Tatiana Roque, convidando ambas a falarem sobre suas ações e projetos.
Elika Takimoto colocou a comissão que preside à disposição das demandas da UNIRIO relativas a ciência e tecnologia. Tatiana Roque, por sua vez, aproveitou o momento para divulgar programas e projetos municipais, manifestando a intenção de aproximar das políticas da Prefeitura as universidades e institutos federais sediados no Rio de Janeiro.
No segundo momento, o encontro foi voltado para as demandas internas do IB. O reitor sinalizou que a nova Reitoria assume um compromisso de escuta e presença da nova gestão. “Não podemos esquecer o que estamos ouvindo, nem nos esquecermos de estar presentes no IB”, ressaltou Da Costa.
A vice-reitora manifestou a alegria de estar de volta ao IB depois da consulta e posse da nova Reitoria, acrescentando que não esqueceu os compromissos assumidos ainda na campanha. “A gestão está empenhada na resolução dos problemas, desde os mais urgentes e complexos. Esse nosso comprometimento perpassa toda a atual gestão, todas as pró-reitorias envolvidas. Isso faz com que a gente tenha um olhar mais apurado, comprometido e compromissado para o IB, escute as necessidades e responda de maneira clara e transparente", ressaltou Bruna.
Além da vice-reitora, os pró-reitores também tiveram a oportunidade de expor as ações específicas voltadas para o IB. A comunidade do Instituto foi ouvida e, em seguida, o reitor respondeu a questões colocadas, dentre elas, a atual situação do Instituto.
“Estamos juntos no esforço de buscarmos melhores condições de trabalho, estudo e pesquisa no IB. Quando cheguei na Reitoria, já estava ocorrendo ação no interior de uma câmara de conciliação da Advocacia-Geral da União para gerar o entendimento entre o Instituto Hahnemanniano e a UNIRIO sobre a participação de cada uma das duas estruturas no interior do imóvel em que está localizado o IB. Com isso, eu queria dizer a todos os colegas do IB que não estou alheio às dificuldades desta comunidade no que diz respeito ao espaço físico, à população do entorno, à questão da segurança e a vários outros aspectos. Estou de olho, também, na questão do transporte e da alimentação, aspectos fundamentais na vida dos estudantes”, finalizou Da Costa.
As visitas continuaram, nas unidades do Centro, nesta quinta-feira, 31 de agosto, e se encerram com a Chegança, posse popular, que acontece nesta sexta-feira, 1º de setembro, a partir das 16h30, na tenda do Centro de Letras e Artes (CLA). Nesse evento, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) simbolicamente “dará posse” ao reitor e à vice-reitora, que entregarão aos movimentos sociais uma carta de compromisso popular.
(Cristiane Flores, bolsista Pradig, sob supervisão da equipe Comso)