Escola de Turismo irá mapear passagem de Charles Darwin pela cidade do Rio de Janeiro
A Escola de Turismo da UNIRIO estabeleceu uma parceria de pesquisa e extensão com o Núcleo Casa da Ciência da UFRJ para desenvolver o projeto “Turismo Científico: Caminhos de Darwin na cidade do Rio de Janeiro”. O objetivo principal é mapear a passagem do naturalista inglês Charles Darwin pelo Rio de Janeiro e estimular o turismo científico com base em suas pesquisas.
O cientista embarcou a bordo do navio Beagle em fevereiro de 1831 para uma viagem que durou quatro anos e nove meses e que buscou mapear a costa da América do Sul. O resultado das expedições do pesquisador ao continente originou a obra A Origem das Espécies.
O projeto da Escola de Turismo visa aprofundar o debate acadêmico sobre o turismo cientifico, assim como a sua aplicação no contexto da passagem de Darwin pela cidade do Rio de Janeiro. A iniciativa é complementar ao projeto “Caminhos de Darwin”, desenvolvido em 2008 no interior do Estado do Rio de Janeiro, que teve como objetivo a criação de um roteiro turístico e científico e envolveu instituições de pesquisa e ensino, municípios e escolas do estado.
Estão envolvidos no projeto de extensão as professoras da Escola de Turismo Bruna Conti (coordenadora), Maria Jaqueline Elicher (vice-coordenadora), Joice Lavandoski e Carla Fraga, além dos pesquisadores-colaboradores Luiz Emerson da Cruz Saldanha (UFRJ) e Patricia Daflon (UFF), Fátima Brito e Katia Mansur (Casa da Ciência/UFRJ) e bolsistas dos cursos de Turismo e Pedagogia da UNIRIO.