Nova Reitoria da UNIRIO visita unidades administrativas do Centro
A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe) recebeu a Chegada da Nova Reitoria da UNIRIO na manhã desta quinta-feira, dia 31, em continuidade à série de eventos comemorativos de posse do reitor José da Costa Filho. Junto da vice-reitora, Bruna Nascimento, Da Costa percorreu as dependências da Progepe e participou de uma roda de conversa com a equipe, na Sala Dilcar Reynier de Abreu.
“Precisamos do esforço de vocês para receberem nossos servidores técnicos e docentes com muito afeto”, ressaltou. Para ele, a dedicação e a tolerância facilitam o convívio e o enfrentamento das dificuldades.
O reitor destacou, ainda, que é preciso avançar na busca de resultados, apesar das condições adversas de infraestrutura e déficit de pessoas. “Estamos juntos nesse barco, vamos enfrentar”, garantiu, revelando que a Reitoria tem feito contato com parlamentares que possam ajudar a Universidade com as despesas de custeio.
Já Bruna Nascimento destacou a importância do estreitamento de laços entre a Reitoria e os demais setores da UNIRIO. “Quando temos coesão e uma conversa franca, aberta e mais próxima, é mais fácil lidar com as adversidades”, salientou.
A pró-reitora de Gestão de Pessoas, Paola Orcades Meirelles, apontou a necessidade de contratação de mais servidores, reestruturando a Progepe, para fazer frente ao volume de trabalho. De acordo com ela, a nova gestão da Universidade é marcada pela união. “Somos todos colegas”, destacou, completando: “Isso facilita bastante para mim e me dá suporte e energia para ocupar este cargo, que não é fácil”.
Também estiveram presentes os pró-reitores de Planejamento, Sidney Cunha de Lucena, e de Administração, Marcio Mendes da Cunha.
No período da tarde, outra roda de conversa foi realizada, no prédio da Avenida Rio Branco, onde funcionam as unidades de Engenharia, Auditoria Interna, Procuradoria Federal, Gerência de Patrimônio, Comissão Permanente de Processo Administrativo Disciplinar (CPPAD), Comissão Interna de Supervisão (CIS), Coordenadoria de Educação a Distância (Cead), Licenciatura em Pedagogia a Distância (Lipead) e Coordenadoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (CRI).
O reitor saudou a todos propondo diálogo franco e participação coletiva na construção de uma universidade melhor. Na sequência, foi passada a palavra aos presentes para que se manifestassem. Os servidores questionaram os gestores sobre temas diversos, como: melhorias nos espaços físicos, trabalho remoto, remuneração de bolsas de pesquisa e apoio aos trabalhadores anistiados para que sejam inseridos no Regime Jurídico dos Servidores.
Um ponto de destaque da conversa foram as manifestações dos servidores da Coordenadoria de Engenharia, que pediram por uma ampliação e até mesmo mudança de nome do setor, para que possibilite uma melhor atuação frente ao imenso desafio que é planejar e gerenciar a infraestrutura da Universidade. Outra demanda dos servidores foi por um plano mais efetivo de acessibilidade para os prédios da UNIRIO. "É uma expectativa coletiva que a Universidade possua um setor de planejamento estrutural. É impensável que os setores de Engenharia e Manutenção Predial não atuem juntos", disse o reitor.
A vice-reitora Bruna encerrou o evento celebrando o encontro e defendendo a descentralização das decisões dentro da UNIRIO. "Que possamos dar passos largos nessa direção", concluiu ela.