Professora da UNIRIO é nomeada para prêmio internacional de arte e tecnologia
A lista de obras artísticas do Lumen 2022, um dos principais prêmios de arte e tecnologia do mundo, acaba de ser divulgada e entre os selecionados está a brasileira Cândida Borges. Cândida é artista transmídia, musicista e professora da UNIRIO e pesquisadora visitante na Universidade de Antioquia (Colômbia). Em parceria com o artista colombiano Gabriel Mario Vélez, criou a obra em realidade virtual Transeuntis Mundi Derive 01, laureada pela premiação na categoria Global Majority Award.
Transeuntis Mundi é um projeto de arte, ciência e tecnologia em constante construção. Reflete sobre o fenômeno milenar das migrações através de obras artísticas e instalações imersivas. A obra de realidade virtual aborda o tema da transculturalidade presente nas ações do dia a dia de pessoas e lugares.
Transeuntis Mundi foi lançado na Feira Internacional do Livro e da Cultura, na Colômbia, e já passou por festivais, museus e galerias em mais de 12 países como Inglaterra, EUA, Portugal e China. Em novembro deste ano, estará no Rio Innovation Week.