Reitor nomeia novo pró-reitor de Administração da UNIRIO
O reitor José da Costa Filho nomeou o técnico administrativo da UNIRIO e professor de direito administrativo Jeremias Garcia como o novo pró-reitor de Administração. Jeremias vinha ocupando a função de assessor do reitor, prestando importante colaboração em relação à conformidade legal dos atos da Reitoria.
A mudança na Pró-Reitoria de Administração (Proad) se motivou pela percepção da necessidade de se estabelecerem novas dinâmicas de governança. A avaliação é a de que, para se alcançar isso, será de grande contribuição a expertise de Jeremias, demonstrada ao longo do primeiro ano de gestão, na relação com os órgãos de controle, como o Tribunal de Contas da União (TCU), a Controladoria-Geral da União (CGU), a Advocacia-Geral da União (AGU) e a Procuradoria Federal na UNIRIO.
A capacidade de Jeremias também ficou demonstrada em sua habilidade para o diálogo e sua colaboração com as diferentes pró-reitorias para a preparação de documentos, como o caso dos termos de referência e de justificativas legais de atos e decisões. Isso foi importante para alimentar os processos que embasam tramitações e encaminhamentos de procedimentos como os de licitação, assinaturas de convênios, contratos, assim como parcerias da Universidade com instituições do terceiro setor (como OSCs, fundações e ONGs).
“Desde minha posse em 2008, como servidor, pude construir um caminho acadêmico e profissional com apoio institucional, por meio do programa de incentivo à qualificação e também do mestrado em Direito e Políticas Públicas na UNIRIO. Reconhecendo a imensa responsabilidade que o cargo de Pró-Reitor representa, minha expectativa é a de contribuir para a construção de uma gestão pública cada vez mais eficiente, ética e transparente, que possa impactar direta e positivamente a comunidade de nossa Universidade”, declarou o novo pró-reitor, que se manifestou grato e honrado pela nomeação. Antes de exercer a função de assessor do reitor, Jeremias, que atualmente faz seu curso de doutorado em Direito na Universidade Estácio de Sá, estava lotado na Procuradoria da UNIRIO.
Ele assume como novo pró-reitor em substituição a Márcio Mendes, que estava no cargo desde julho de 2023, no início da atual gestão, após ter colaborado em diferentes setores da Universidade, como o Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG), o Centro de Letras e Artes (CLA) e o Instituto Biomédico (IB). Ao longo de seu percurso profissional dentro da UNIRIO, Márcio Mendes também exerceu, a convite, cargos de gestão em outras instituições, como o Departamento de Gestão Hospitalar do Ministério da Saúde, órgãos do Ministério de Cultura, e o Teatro Municipal do Rio de Janeiro.
O reitor Da Costa declarou que acompanha a trajetória profissional de Márcio Mendes dentro e fora da Universidade há muitos anos e que não somente tem grande agradecimento pelo trabalho por ele iniciado à frente da Proad, como está certo de que o colega, "como servidor público dedicado e competente que é, tem todas as condições de abraçar novas e importantes frentes de atuação para continuar colaborando de forma qualificada com a Instituição".
“Essas adequações na equipe, em busca de ajustes nas práticas de governança, precisam ser encaradas como normais. A recente mudança na Proad se insere na perspectiva de implantar uma série de adaptações na dinâmica organizacional em busca de favorecer o surgimento de novas lideranças, de construir processos cada vez mais colaborativos entre as pró-reitorias e de aperfeiçoar a cada dia a realização da missão institucional da Universidade”, explicou o reitor. Jeremias Garcia também elogiou o antecessor.
“Meu reconhecimento pela seriedade e capacidade de um colega como Márcio Mendes é muito grande, como é imensa também a minha admiração e respeito pela equipe da Proad, que enfrenta enormes desafios para dar conta de suas incumbências, sem contar com os recursos técnicos e a quantidade de colaboradores que seriam necessários em uma pró-reitoria como essa. Tudo isso só faz aumentar meu sentimento de responsabilidade ao assumir o cargo de Pró-Reitor”, declarou Jeremias.