Revista Museologia e Patrimônio, do PPG-PMUS, recebe propostas de artigos
A Revista Museologia e Patrimônio, periódico eletrônico do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio (PPG-PGMUS), da UNIRIO e do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), está com chamada aberta para propostas de artigos.
A edição terá como eixo central o estudo e a preservação do patrimônio geológico em todo o mundo, no dossiê "Por uma memória da Terra: A Geodiversidade como Patrimônio Único, Multifacetado ou Integrado?", organizado por Josiane Kunzler (Fundação Araporã), Aline Rocha de Souza Ferreira de Castro (Museu da Geodiversidade / UFRJ) e Deusana Maria da Costa Machado (UNIRIO).
A temática remete aos 30 anos da Declaração Internacional dos Direitos à Memória da Terra, completados em 2021. A publicação do documento colocou em evidência “[...] um novo patrimônio: o patrimônio geológico, um livro escrito muito antes de nosso aparecimento sobre o Planeta”.
Serão aceitos artigos científicos, resenhas e relatos que proponham uma reflexão acerca do patrimônio geológico/geopatrimônio à luz da teoria do patrimônio; aprofundem a discussão sobre o desenvolvimento/consolidação sobre a Geoconservação / Patrimônio Geológico como um novo campo das Geociências; realizem revisão bibliográfica sobre patrimônio e geodiversidade, apresentando o estado da arte por diferentes perspectivas; foquem na proposição e/ou avaliação de medidas de proteção; discutam o papel e a relevância da musealização (ex situ e in situ) para a preservação, o conhecimento e a promoção do patrimônio geológico; abordem a importância dos etnoconhecimentos para a definição e a gestão do patrimônio geológico.
O prazo para submissão vai até 22 de setembro. Confira as diretrizes para submissão dos artigos.
Sobre a Revista Museologia e Patrimônio
A publicação dedica-se à divulgação e à disseminação da produção científica com ênfase à Museologia e aos estudos do Patrimônio, em sua diversidade de abordagem e campos disciplinares. A Revista conta com os professores Marcus Granato e Diana Farjalla Correia Lima, como editores científicos, e Bruno Melo de Araújo, como editor executivo.