UNIRIO coordena parceria entre empresas e universidades para enfrentamento da pandemia
Reunir empresas sob liderança universitária, para somar esforços no enfrentamento da pandemia. Esse é o objetivo do projeto Revid – Rede de Empresas Fluminenses contra Efeitos da Covid-19, contemplado pelo edital da Faperj de ações emergenciais de combate ao novo coronavírus.
A iniciativa envolve seis empresas de base tecnológica para implementação de produtos e sistemas voltados à prevenção, ao diagnóstico e tratamento da doença. A coordenação ficará a cargo da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), com participação da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
À frente da rede está o coordenador da Diretoria de Inovação Tecnológica, Cultural e Social da UNIRIO, José Ricardo Cereja, que destaca o caráter colaborativo do projeto. “Vamos combater a Covid-19 por meio de parceria entre as iniciativas pública e privada, visando à transferência de tecnologia e à produção conjunta de conhecimento”, salienta, acrescentando que todos os produtos desenvolvidos visam beneficiar toda a sociedade. Para ele, trata-se de um modelo vantajoso para os dois lados envolvidos. “Nas empresas, haverá injeção de recursos, para que elas possam avançar naquilo que fazem. Já as universidades vão poder desenvolver novos projetos e ganhar patentes”, ressalta.
Legado
Uma das aplicações práticas da parceria será o emprego de ferramentas de inteligência artificial para diagnosticar a infecção pelo Sars-CoV-2 por meio de exames de imagem. Segundo Cereja, a partir de uma simples radiografia do pulmão, o software desenvolvido por uma das empresas da rede já é capaz de determinar o diagnóstico do paciente com 95% de acurácia. “Após a conclusão do projeto, a tecnologia implementada permanecerá. Vamos aproveitar o que essas startups têm a nos oferecer, deixando um legado para nossos alunos e para a universidade”, vislumbra. O projeto prevê, ainda, a concessão de bolsas, para que os estudantes atuem tanto nas universidades quanto nas empresas.
Toda as entidades envolvidas contarão com suporte e apoio da Rede de Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro (Redetec), que irá executar um modelo de gestão para a Revid, considerando procedimentos, estratégias de atuação e monitoramento das métricas, entre outros elementos. A proposta é que as atividades a serem desenvolvidas tenham continuidade – e, até mesmo, ampliação, devido às inter-relações que serão estabelecidas.
Confira a proposta de cada parceria da Revid:
Levius: startup de desenvolvimento de sistemas de Inteligência Artificial (IA). Junto com a UNIRIO, fará a elaboração de diagnósticos probabilísticos de Covid-19, por meio da análise de exames de imagem utilizando recursos de IA.
Health Mobile: residente na incubadora da Coppe/UFRJ, para ações em telemedicina.
Displace: residente na incubadora de empresas da UFF, para desenvolvimento de solução tecnológica por sensoriamento para rastreamento individual.
IA Solutions: residente na incubadora de empresas da UFF, desenvolve soluções por meio de IA. Criará uma rede social para promover atendimentos e iniciativas de solidariedade.
L2A: parceira do Instituto Nacional de Tecnologia (INT). Promoverá a fabricação aditiva – ou seja, com impressora 3D – de equipamentos de proteção respiratória com peça facial filtrante.
M Silva P&D/projeto AirSave: desenvolvimento de sistema para suporte à ventilação mecânica.