UNIRIO se torna membro da rede de Impacto Acadêmico da ONU
A UNIRIO se tornou, no mês de maio, um membro oficial do Impacto Acadêmico das Nações Unidas (United Nations Academic Impact). Conhecida também pela sigla Unai, a iniciativa tem por objetivo alinhar instituições de Ensino Superior e de pesquisa com os princípios das Nações Unidas.
Por meio desta iniciativa, será possível que as atividades da UNIRIO ganhem maior visibilidade e a comunidade acadêmica poderá ter acesso às publicações, recursos e bolsas de estudo e intercâmbio promovidas pelo Unai em seu seu site institucional.
Os três grupos focais da iniciativa na UNIRIO serão coordenados pelas professoras María Villarreal e Enara Echart Muñoz, do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP) e do Grupo de Relações Internacionais e Sul Global (Grisul), e pelo professor Celso Sánchez, da Escola de Educação e do Grupo de Estudos Ambientais desde el Sur (Geasur).
"A participação da UNIRIO nesta importante rede internacional potenciará a internacionalização da nossa Universidade, ao passo que permitirá aumentar o impacto social da UNIRIO e melhorar os seus esforços para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável", explica a professora Villarreal.
O Unai conta mais de 1.300 membros, representando 135 países, que trabalham de forma conjunta para promover ações de paz, direitos humanos e desenvolvimento sustentável. O Impacto Acadêmico atua como uma rede de compartilhamento de conhecimento, pesquisa e soluções pautada em questões inter e multidisciplinares que dialogam com os valores da ONU.
Como membro do Unai, a UNIRIO deverá realizar a cada ano ao menos uma ação em apoio aos dez princípios do órgão: compromisso com a carta das Nações Unidas; Direitos Humanos; erradicação da pobreza; construção de capacidades; educação para todas e todos; cidadania global; acesso à educação superior; diálogo intercultural; paz e resolução de conflitos; e sustentabilidade.