UNIRIO terá audiências públicas sobre emendas parlamentares, PGD, orçamento e o Hospital Universitário
A UNIRIO dá sequência ao “Reitoria Encontra: Ciclo Permanente de Audiências Públicas” na próxima semana e em outubro. No dia 24 de setembro, terça-feira, as emendas parlamentares voltam a ser o tema, tal como na audiência pública passada, realizada em 3 de julho. No final daquele mês, a Reitoria também emitiu uma nota com esclarecimentos sobre o assunto para a comunidade. A audiência pública desta terça-feira ocorrerá no Auditório Tércio Pacitti, no prédio do CCET/Ibio, das 14h às 17h, e terá transmissão ao vivo no canal da Universidade no YouTube.
O ciclo tem sequência no mês de outubro. No dia 1º, a audiência pública será sobre o Programa de Gestão e Desempenho (PGD) e ocorrerá no Auditório Vera Janacópulos, às 10h. Será uma oportunidade para esclarecer a comunidade sobre os detalhes desse instrumento de gestão, instituído pelo decreto 11.072/ 2022, que disciplina o desenvolvimento e a mensuração das atividades realizadas pelo servidor, com foco nos resultados e na qualidade dos serviços prestados à sociedade.
Uma semana depois, no dia 7, a audiência, também a ser realizada no Auditório Vera Janacópulos, às 14h, terá o orçamento da Universidade como tema. No fim de julho havia ocorrido um severo contingenciamento do orçamento universitário por parte do governo federal. Parte dessa verba já foi liberada, mas a situação orçamentária ainda não foi plenamente normalizada e a gestão da UNIRIO vai apresentar à comunidade o panorama e explicar as estratégias que estão sendo adotadas.
As questões envolvendo o Hospital Universitário Gaffrée e Guinle serão abordadas na última audiência pública planejada para este ano no ciclo Reitoria Encontra, no anfiteatro do próprio HUGG, dia 24 de outubro, às 9h. Outros espaços de informes e troca de opiniões sobre o Hospital têm acontecido, tal como conversas com professores das diferentes escolas do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) e a audiência pública da Reitoria com os servidores técnico-administrativos ocorrida em dezembro, esta última organizada pelo sindicato da categoria, a Associação dos Trabalhadores em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Asunirio). Esta audiência pública de 24 de outubro será a oportunidade de envolver a comunidade da UNIRIO como um todo nas reflexões.
Além disso, foi convocada a próxima sessão do Conselho Universitário (Consuni), dia 26 de setembro, e já estão planejadas uma sessão do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) em 9 de outubro e outra do Consuni, em 31 de outubro.