Programação
Segue adiante a programação do XXIII Colóquio do Programa de Pós-Graduação em Música da UNIRIO, a ser realizado entre os dias 09 e 11 de outubro de 2017. Para as comunicações, haverá 15 minutos para exposição e 10 para debate, podendo ser realizadas na Sala Guerra-Peixe, Sala II-303 ou na Sala Audiovisual conforme o dia e turno.
Clique aqui para baixar o Caderno de Resumos do evento.
Segue adiante o quadro demonstrativo da programação do evento:
Dia 09
Atividade/Evento | Horário | Local |
---|---|---|
Mesa-Redonda: "Pesquisa em Música: panorama atual e relatos de experiência" Prof. Dr. Antonio Augusto (UFRJ) Membros da Organização: Prof.ª Dr.ª Inês Rocha |
09h00-12h00 | Sala Audiovisual |
Comunicações (tarde) 1ª seção |
13h30-16h00 |
Sala Guerra-Peixe |
01. Jesualdo: um educador uruguaio em busca da expressão criadora - Adriana Rodrigues Didier |
13h30-13h55 |
" |
02. Analisando as práticas dos professores de música do município - André Santos Ferreira de Oliveira |
13h55-14h20 |
" |
03. Pesquisando um projeto de educação musical na baixada fluminense - Eduardo Teixeira Destord |
14h20-14h45 |
" |
04. Contribuições da Filosofia de Deleuze para o Pensamento em Análise Musical - Bruno Maia de Azevedo Py |
14h45-15h10 |
" |
05. O uso das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação pelos Professores de Música da Educação Básica - Oscar Henrique Cordeiro |
15h10-15h35 |
" |
06. O fazer musical e a diversidade cultural: possibilidades e desafios - Paulo Roberto de Olivera Coutinho |
15h35-16h00 |
" |
Coffee-break |
16h00-16h30 |
Local a definir |
Comunicações (tarde) 2ª seção |
16h30-19h00 |
Sala Guerra-Peixe |
07. Juventude, Prática Musical e Expressão: processos de singularização em um projeto de extensão universitária e seus impactos na vida dos sujeitos participantes - Ilana Assbú Linhales Rangel |
16h30-16h55 |
" |
08. Experiências musicais em uma comunidade efêmera: O Festival Psicodália - Leonardo Corrêa Bomfim |
16h55-17h20 |
" |
09. Correspondências musicais: análise crítica sobre as cartas de Guerra-Peixe e Capiba - Lucas Pereira Guerra |
17h20-17h45 |
" |
10. Memórias compostas: narrativas de cantoras-compositoras na cidade do Rio de Janeiro - Luisa Damaceno de Lacerda |
17h45-18h10 |
" |
11. O maxixe e a bandeira nacional em poema de Mário de Andrade - Jorge Israel Ortiz Vergara |
18h10-18h35 |
" |
12. Experimentações ruidosas: etnografia de uma cena de ruído carioca - Bethania Barbosa Brandão |
18h35-19h00 |
" |
Dia 10
Atividade/Evento | Horário | Local |
---|---|---|
Comunicações (manhã) |
09h00-11h55 |
Sala Audiovisual |
13. Baquetas de Tímpanos e sua influência no resultado sonoro do instrumento - Pedro Paiva Garcia Sá |
09h00-09h25 |
" |
14. A música na educação profissional e tecnológica: mapeamento do currículo de Artes/Música no ensino médio integrado dos IFs - Josiane Paula Maltauro Lopes |
09h25-09h50 |
" |
15. Alma: o pianismo de Egberto Gismonti - Erika Maria Ribeiro |
09h50-10h15 |
" |
16. Os arranjos de Mozart Brandão para os discos de intérpretes - Caio Teles Brandão Treistman |
10h15-10h40 |
" |
17. Paulo Florence – síntese biográfica - Andréia Pinheira Carizzi |
10h40-11h05 |
" |
18. MPB4 e Chico Buarque, a grande parceria no arranjo de ‘Roda Viva’ - Andre Protásio Pereira |
11h05-11h30 |
" |
19. O resgate da Sonata para violino e piano de Radamés Gnattali: reflexões e opções metodológicas - Inah Kurrels Pena
|
11h30-11h55 |
" |
Comunicações (tarde) 1ª seção |
13h30-16h00 |
Sala Guerra-Peixe |
20. A cooperação no Ensino de Piano em Grupo (EPG): caminhos metodológicos de uma pesquisa experimental - Josélia Ramalho Vieira |
13h30-13h55 |
" |
21. Algumas contribuições de compositores brasileiros para a consolidação de uma pedagogia do piano nacional - Fernando Vago Santana |
13h55-14h20 |
" |
22. O ingresso no ensino formal de Música em nível superior: motivações e perspectivas de estudantes de graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Felipe Pacheco dos Santos |
14h20-14h45 |
" |
23. Tecnologias da Informação e Comunicação e Ensino de Música: presença e ausência na educação básica - Mônica Repsold |
14h45-15h10 |
" |
24. O planejamento de uma disciplina de criação musical em ambiente de estúdio eletroacústico no Ensino a Distância (EaD) - Ricardo Murtinho Braga Cotrim |
15h10-15h35 |
" |
25. Video Games Live: performance musical de game music por uma orquestra - Schneider Ferreira Reis de Souza |
15h35-16h00 |
" |
Coffee-break |
16h00-16h30 |
Local a definir |
Comunicações (tarde) 2ª seção |
16h30-17h45 |
Sala Guerra-Peixe |
26. Tecnomorfismos na minha prática composicional recente - Bryan Holmes |
16h30-16h55 |
" |
27. Instruction-Based-Composition: produção colaborativa de obras musicais a partir da elaboração de sistemas computacionais - Marcel Macedo de Castro Lima |
16h55-17h20 |
" |
28. A disciplina PROM na formação do professor: um estudo sóciohistórico do currículo da Licenciatura em Música no Instituto Villa-Lobos - Patrick Grossman Ferreira |
17h20-17h45 |
" |
Roda de Conversa/Fórum dos estudantes |
18h00-19h40 |
Sala Guerra-Peixe |
Dia 11
Atividade/Evento | Horário | Local |
---|---|---|
Comunicações (manhã) |
09h00-11h55 |
Sala II-303 |
29. Vozes em Discurso: um jogo de intertextualidade entre Janequin e Wishart - Doriana Mendes Reis |
09h00-09h25 |
" |
30. Reflexões sobre o conceito de persona aplicado à música de câmara vocal - Joana Christina Brito de Azevedo |
09h25-09h50 |
" |
31. O contratenor na polifonia da ‘Ars Nova’: uma voz em desacordo - Pedro Hasselmann Novaes |
09h50-10h15 |
" |
32. Música elabora o medo, o ódio e o afeto em ‘Children of God’ de Kareem Mortimer - Jorge Israel Ortiz Vergara |
10h15-10h40 |
" |
33. Convergências entre Guerra-Peixe e Ernani Aguiar - Murilo Alves do Nascimento |
10h40-11h05 |
" |
34. Gesto e Metáfora: contribuições do paradigma da cognição incorporada para a construção do sentido musical - Isadora Scheer Casari |
11h05-11h30 |
" |
35. Gestos musicais e guias de execução: um estudo analítico - Michele Irma Santana Manica
|
11h30-11h55 |
" |
Comunicações (tarde) 1ª seção |
13h30-16h00 |
Sala Guerra-Peixe |
36. Elegia para quarteto de cordas: considerações sobre processo composicional e textura - Alexandre de Paula Schubert |
13h30-13h55 |
" |
37. Tocar pausado e groovar no Candomblé - Ferran Tamarit Rebollo |
13h55-14h20 |
" |
38. A expansão da análise schenkeriana para o repertorio pós-tonal - Rafael Moreira Fortes |
14h20-14h45 |
" |
39. A navegação transmidiática e a educação musical: a cultura participativa e a convergência entre as mídias na sala de aula - Marcio Pizzi de Oliveira |
14h45-15h10 |
" |
40. O mito da perfeição como mediador na dialética entre falha e norma - Carlos Eduardo Campello Pereira Porto Soares |
15h10-15h35 |
" |
41. A invenção da habanera no teatro musical e o circuito transatlântico de entretenimento no séc. XIX - Joana Martins Saraiva |
15h35-16h00 |
" |
Coffee-break |
16h00-16h30 |
Local a definir |
Comunicações (tarde) 2ª seção |
16h30-17h45 |
Sala Guerra-Peixe |
42. Storytelling em música popular improvisada de guitarra a solo - Rafael Gonçalves |
16h30-16h55 |
" |
43. Análise Espectromorfológica: desafios e possibilidades em análise musical - Renan Ribeiro Moutinho |
16h55-17h20 |
" |
44. Jamais fomos disciplinares: considerações sobre duas visões sobre a interdisciplinaridade onipresente na pesquisa em música no Brasil - Renato Pereira Torres Borges |
17h20-17h45 |
" |
Roda de Conversa/Considerações finais |
18h00-19h40 |
Sala Guerra-Peixe |