Escola de Biblioteconomia
Horários 2024.2!!
Para acessar o quadro de horários do Bacharelado Matutino, clique aqui.
Para acessar o quadro de horários do Bacharelado Noturno, clique aqui.
Para acessar o quadro de horários da Licenciatura, clique aqui.
Para acessar a planilha com as disciplinas da Escola de Educação, clique aqui
Nota de Pesar
É com pesar que comunicamos o falecimento da professora Miriam Gontijo.
Que seus familiares e amigos encontrem conforto nesse momento de perda.
Para a professora Miriam, nosso profundo agradecimento pelos anos de parceria. Que sua nova jornada seja de muita luz e paz.
Nota de Pesar
É com pesar que comunicamos o falecimento de nossa discente Joana Roberta.
Nesses momentos, a fragilidade e brevidade da vida nos convidam a refletir sobre o tempo que temos aqui e o que fazemos com ele.
Apesar de sua partida, a existência de Joana Roberta permanece conosco, ancorada nas marcas de sua passagem pela nossa Escola, assim como permanece com aqueles que a amavam e conheciam.
Que os que ficam encontrem conforto.
À Joana Roberta, muita luz e paz em sua nova jornada.
Horários 2024.1!!
Para acessar o quadro de horários do Bacharelado Matutino, clique aqui.
Para acessar o quadro de horários do Bacharelado Noturno, clique aqui.
Para acessar o quadro de horários da Licenciatura, clique aqui.
Para acessar a planilha com os componentes ofertados pela Escola de Educação, clique aqui.
Curso de férias de verão 2024.1!!
Horários 2023.2!!
Para acessar a quadrícula de horários com salas do Bacharelado Matutino, clique aqui.
Para acessar a quadrícula de horários com salas do Bacharelado Noturno, clique aqui.
Para acessar a quadrícula de horários com salas da Licenciatura, clique aqui.
Nota de pesar
É com tristeza que nos despedimos de Roberto Nóbrega. Recentemente atuante na nossa Secretaria de Ensino, Roberto contribuiu muito com a Escola de Biblioteconomia em seus anos trabalhando conosco. A Escola reconhece sua dedicação e, com pesar, antevê a sua ausência. Sentiremos sua falta.
Alocação das Salas do Curso de Férias de Inverno 2023
As salas onde ocorrerão as aulas do Curso de Férias de Inverno 2023 já estão definidas.
Para acessar a planilha com a distribuição das salas, clique aqui.
Nota de Pesar
É com extremo pesar que a Escola de Biblioteconomia, representando nossos docentes, técnicos e terceirizados, comunica o falecimento da aluna Graziele Gomes Santos. Lamentamos intensamente o ocorrido e neste momento de perda e dor, transmitimos os nossos sentimentos aos familiares, amigos e colegas.
Aqueles que amamos nunca morrem, apenas partem antes de nós.
Amado Nervo
Horários 2023.1!!!
Atenção Discentes!!!
Horários 2022.2 e salas!!!
Contatos dos docentes: ACESSE AQUI A LISTA DE EMAIL ATUALIZADA DOS DOCENTES
Horários 2022.1
Conheça a PRAE - Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis
Horários 2021.2
ACESSE AQUI A LISTA DE EMAIL ATUALIZADA DOS DOCENTES
NOTA DE PESAR
É com extremo pesar que a Escola de Biblioteconomia, representando nossos docentes, técnicos e terceirizados, comunica o falecimento do querido Professor Dr. Luiz Otávio Barreto Leite colaborador da Escola de Biblioteconomia e um dos fundadores da Escola de Ciências Jurídicas (CCJP). Lamentamos intensamente o ocorrido e neste momento de perda e dor, transmitimos os nossos sentimentos aos familiares, amigos e colegas!
Querido professor Luiz Otávio, todos e todas que tiveram a oportunidade de contigo conviver sentirão saudades!!!
A um ausente
[...]
Tenho razão para sentir saudade de ti,
de nossa convivência em falas camaradas,
simples apertar de mãos, nem isso, voz
modulando sílabas conhecidas e banais
que eram sempre certeza e segurança.
Sim, tenho saudades.
Sim, acuso-te porque fizeste
o não previsto nas leis da amizade e da natureza
nem nos deixaste sequer o direito de indagar
porque o fizeste, porque te foste.
Carlos Drummond de Andrade
NOTA DE PESAR
É com extremo pesar que a Escola de Biblioteconomia, representando nossos docentes, técnicos e terceirizados, comunica o falecimento da Professora Dra. Leila Beatriz Ribeiro do Departamento de Processos Técnico Documentais (DPTD). Lamentamos intensamente o ocorrido e neste momento de perda e dor, transmitimos os nossos sentimentos aos familiares, amigos e colegas!
Leila deixastes muitas memórias felizes e tocastes muitos corações, obrigada!
Saber Viver
Não sei…
se a vida é curta
ou longa demais para nós.
Mas sei que nada do que vivemos
tem sentido,
se não tocarmos o coração das pessoas.
Muitas vezes basta ser:
colo que acolhe,
braço que envolve,
palavra que conforta,
silêncio que respeita,
alegria que contagia,
lágrima que corre,
olhar que sacia,
amor que promove.
E isso não é coisa de outro mundo:
é o que dá sentido à vida.
É o que faz com que ela
não seja nem curta,
nem longa demais,
mas que seja intensa,
verdadeira e pura…
enquanto dura.
Cora Coralina
NOTA DE PESAR
É com extremo pesar que a Escola de Biblioteconomia, representando nossos docentes, técnicos e terceirizados, comunica o falecimento do aluno Cláudio de Sousa Pimentel. Lamentamos intensamente o ocorrido e neste momento de perda e dor, transmitimos os nossos sentimentos aos familiares, amigos e colegas.
Acesse aqui o Novo Calendário Extraordinário Emergencial
Adiamento do início do período letivo
A Escola de Biblioteconomia informa que diante da OS Nº 005, DE 17 DE SETEMBRO DE 2020, que adia o Calendário Emergencial de acordo com o disposto no Plano de Atividades Acadêmicas e Administrativas para o período de excepcionalidade em virtude da pandemia de COVID-19 aprovado pela Resolução nº 5.307, de 17 de agosto de 2020, o início das atividades letivas foi alterado para 05 de outubro de 2020.
Outras informações importantes!!!
Art. 1º POSTERGAR até 05 de outubro de 2020 o início das atividades letivas do Calendário Excepcional Emergencial da GRADUAÇÃO.
Art. 2º Prorrogar até 25 de setembro o período de Oferta de Disciplinas para todos os cursos, visto que muitos deles tiveram problemas em realizar a referida oferta dadas as diversas peculiaridades deste período de excepcionalidade.
Art. 3º Prorrogar até 30 de setembro o período de Solicitação de Matrícula pelo Portal do Aluno.
ATENÇÃO DISCENTES INSCRIÇÃO EM TCC!!!
14/09 A 24/09
ATENÇÃO DOCENTES E DISCENTES!!!
http://www.unirio.br/prograd/adiamento-do-inicio-da-aulas-remotas
Adiamento do início da Aulas Remotas
Prezados colegas e estudantes.
O “Plano de Atividades Acadêmicas e Administrativas para o período de excepcionalidade em virtude da pandemia de COVID-19”, a fim de garantir o acesso de todos às atividades presenciais, prevê:
“Será instituída a modalidade de Auxílio Emergencial com vigência até dezembro de 2020, aplicando-se a estudantes com matrícula ativa e regular em 2020.1.”
“(…) será ofertado suporte na compra de equipamentos para uso na residência de discentes (…) os equipamentos serão comprados por meio de edital específico, prioritariamente aos cadastrados nas políticas de assistência estudantil da PRAE, tanto a partir de recurso PNAES, dentro dos limites especificados em lei, e complementado com recursos do orçamento próprio. O edital deverá propor bolsa no valor de R$ 1.000,00 para compra de equipamento.”
“O início das atividades letivas do calendário extraordinário emergencial, deverá ser postergado, ainda que aprovada uma data de início do mesmo, caso não seja concluído o repasse financeiro, e/ou de bens, aos estudantes, dos dois editais citados neste plano, devendo aguardar período de 05 dias úteis entre o depósito bancários e/ou entrega dos bens e o início do período.”
Uma vez que os respectivos editais ainda não foram finalizados Ficam postergadas em 15 dias todas as datas vindouras do Calendário Excepcional Emergencial, em particular, mas não restritas a: início das atividades remotas de ensino, período para oferta de disciplina, período para inscrição em disciplina e data para processamento das solicitações de disciplina.
Além disso sabemos que muitos de vocês têm muitos questionamentos quanto a este período excepcional. Em breve publicaremos aqui e em outras páginas ligadas à PROGRAD um guia para tentar sanar todas estas dúvidas.
INCLUSÃO E EXCLUSÃO DE DISCIPLINAS
A Escola de Biblioteconomia informa que, de acordo com o disposto no Plano de Atividades Acadêmicas e Administrativas para o Período de Excepcionalidade em Virtude da Pandemia de COVID-19 - Apêndice B (Resolução Nº 5.307 de 17 de agosto de 2020), o período de inclusão de disciplinas terá início amanhã 31/08/2020 pelo Portal do Aluno.
Aproveito para agradecer publicamente a toda a equipe da EB pelo empenho, mesmo diante de tantas adversidades, para que pudéssemos viabilizar o início do período de inclusão. Esse agradecimento é ampliado a todos os Departamentos, pois em tempo recorde organizaram e disponibilizaram as disciplinas que serão ministradas remotamente durante o Calendário Extraordinário Emergencial.
Alô discente está com dúvida:
cch_biblioteconomia@unirio.br
coordenacao.bibliomatutino@unirio.br
coordenacao.biblionoturno@unirio.br
coordenacao.bibliolic@unirio.br
Abraço,
Bruna Nascimento
ATENÇÃO FORMANDOS 2019.2
Foi assinada no dia 12/08/2020 e tramitada ontem (13/08/2020) a OS PROGRAD 002/2020 que estabelece procedimentos a serem seguidos para a Colação de Grau de alunos da graduação durante o período de emergência sanitária decorrente da epidemia do vírus SARS-CoV-2 no município do Rio de Janeiro.
Diante dessa ótima notícia, solicito aos possíveis formandos (tanto os que já tinham demonstrado interesse pela Colação de Grau em Gabinete, quanto os que planejavam realizar a solenidade) que entrem em contato pelo email: cch_biblioteconomia@unirio.br (ASSUNTO: colação virtual) para que a Escola possa criar um grupo para viabilizarmos a 1ª Colação de Grau Virtual.
De acordo com o disposto no artigo 8ª, parágrafo único da Resolução 4.817 de 01 de junho de 2017, que versa: "A Direção da Unidade Acadêmica poderá criar a Comissão de Formatura composta por, no mínimo, 1 (um) servidor e 1 (um) formando para as providências cabíveis [...]" a Escola de Biblioteconomia, sugere, que essa Comissão seja criada para viabilizar a organização e acertar os detalhes da Colação de Grau Virtual. Caso essa Comissão "já exista" solicito que entre em contato através do email: cch_biblioteconomia@unirio.br
Fico no aguardo!
Abraço,
Bruna Nascimento
Prêmio Melhor TCC - Escola de Biblioteconomia
A Comissão de Avaliação do Prêmio de Melhor TCC, formada pela profa. Nanci Oddone, pelo prof Alberto Calil e pela Profa. Tatiana Almeida chegou a um consenso em relação ao TCC indicado para concorrer ao Prêmio ABECIN 2020.
O TCC é de autoria da discente: MARLI GASPAR BIBAS. Ele foi orientado pelo Prof. Dr. Fabiano Cataldo de Azevedo e tem como título: "As marcas de proveniência como elementos para a construção narrativa da trajetória do exemplar Histoire de l’Origine et des Premiers Progrès de l’Imprimerie (1740): da Real Biblioteca à Biblioteca Central da UNIRIO".
A Escola de Biblioteconomia parabeniza à discente e seu orientador pela qualidade inconteste da pesquisa!!!
Acesse aqui o trabalho completo
ATENÇÃO ALUNOS E ALUNAS INFORMAÇÃO IMPORTANTE!!!
No link a seguir temos a análise preliminar da enquete realizada pela UNIRIO, gentilmente, cedida pelo professor Alexandre Silva e Vinícius Israel (DMQ/Unirio)!!!
ATENÇÃO ALUNOS E ALUNAS ÚLTIMO DIA (15/06) PARA RESPONDER AO NOSSO QUESTIONÁRIO!!!
Pedimos a colaboração com uma pesquisa rápida para ajudar a pensarmos
estratégias para enfrentarmos os desafios impostos por esse momento.
Abaixo o Formulário!
https://forms.gle/qsmPBMKmH47hSy43A
NOTA DE PESAR
É com extremo pesar que a Escola de Biblioteconomia, representando nossos docentes, técnicos e terceirizados, comunica o falecimento da aluna MILLENE SALES em razão da COVID19.
Lamentamos intensamente o ocorrido e neste momento de perda e dor, transmitimos os nossos sentimentos aos familiares, amigos e colegas.
AVISO IMPORTANTE EM RELAÇÃO ÀS AULAS DURANTE A SUSPENSÃO!!!
Diante da suspensão das aulas presenciais, de acordo com a OS GR nº03, e da Portaria Nº 343, emitida em 17 de março de 2020, pelo MEC a Escola de Biblioteconomia informa que será facultado ao docente a escolha pela substituição das aulas presenciais por aulas EAD. Ou seja, até o dia 30/03, alguns docentes optaram pela substituição e já entraram em contado com os discentes matriculados, outros que não o fizeram escolheram aguardar o término dessa suspensão para que a UNIRIO defina, de acordo com a Portaria nº 343, como as atividades serão (ou não) realizadas!
Salientamos que a manutenção/adequação do calendário acadêmico ainda será discutida a despeito da substituição das aulas!
Pedimos que todos e todas se tranquilizem, pois há algo muito mais importante em "jogo" do que esses 15 dias de suspensão! Cuidem-se, fiquem em casa (quem tiver essa escolha) que assim que essa pandemia passar poderemos juntos e juntas (nenhum a menos) recomeçar!
Forte abraço da Direção e das Coordenações da EB
Seguindo as orientações da Reitoria da UNIRIO as atividades acadêmicas estão suspensas até o dia 30/03!!!
http://www.unirio.br/news/unirio-suspende-atividades-academicas-presenciais-ate-dia-30
A Escola de Biblioteconomia (EB) é parte integrante do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCH) da UNIRIO.
Os docentes que atuam na EB são vinculados a diferentes Departamentos da Universidade, sendo que o Departamento de Estudos e Processos Biblioteconômicos (DEPB) é aquele que possui o maior número de docentes atuando na EB.
A Escola oferece os cursos de Bacharelado Matutino, Bacharelado Noturno e Licenciatura em Biblioteconomia, os quais se sustentam no tripé: ensino, pesquisa e extensão. Seu currículo está organizado em conjuntos de disciplinas obrigatórias e optativas.
A estrutura organizacional da EB é composta pela Direção da Escola e pelas Coordenadorias de Curso, as quais são assessorados pela Secretária da EB. Veja abaixo os dados dos responsáveis e respectivos contatos.
Direção:
Diretora: Profa. Dra. Kelly Castelo Branco da Silva Melo
cch_biblioteconomia@unirio.br
Coordenação dos Cursos:
Bacharelado Manhã (e-MEC 15780):
Prof. Dr. Eduardo Alentejo (Coordenador)
coordenacao.bibliomatutino@unirio.br
Bacharelado Noite (e-MEC 1164822):
Profa. Dra. Ana Amélia Martins (Coordenadora)
coordenacao.biblionoturno@unirio.br
Licenciatura Noite (e-MEC 1101761):
Prof. Dr. Marcos Leandro Freitas Hübner (Coordenador)
coordenacao.bibliolic@unirio.br
Secretaria dos Cursos:
Bacharelado Manhã (e-MEC 15780):
Ângela Maria da Conceição
secretaria.bibliomatutino@unirio.br
Bacharelado Noite (e-MEC 1164822):
Antônio di Marco
secretaria.biblionoturno@unirio.br
Licenciatura Noite (e-MEC 1101761):
Rafael José da Silva
secretaria.bibliolic@unirio.br
Escola de Biblioteconomia
Endereço: Av. Pasteur, 458, CCH, sala 404 - Urca, Rio de Janeiro - 22290-240
Horário de funcionamento da Secretaria: de segunda à sexta, das 10h às 19h